Como Funciona

Tipos de utilizadores

A plataforma Moodle considera essencialmente três tipos de utilizadores: os Docentes, os Estudantes e os Administradores.

Os Docentes podem colocar conteúdos dentro de uma disciplina, incluindo alteração das actividades e avaliação dos alunos.

Os Estudantes podem aceder aos conteúdos dos cursos em que se encontram inscritos. Podem escrever em alguns fóruns e responder a actividades solicitadas durante o curso.

Os Administradores podem executar todo o trabalho de administração da plataforma, nomeadamente, alterar o aspecto do site, inscrever diferentes tipos de utilizadores, definir as suas permissões, etc.

      

Principais funcionalidades

O Docente cria cursos ou disciplinas com variados conteúdos formativos e actividades. As actividades lectivas têm o apoio pedagógico do Moodle ou são leccionadas online através das tecnologias e recursos disponíveis na plataforma.

O apoio pedagógico às disciplinas e aos cursos realizados online permite a aprendizagem e partilha de conhecimentos sem haver deslocação do estudante, em qualquer lugar e a qualquer hora.

O papel do Docente é muito importante pois acompanha todas as actividades lectivas.

         

O Estudante selecciona o curso online do seu interesse e inscreve-se. No caso de frequentar um curso presencial, a sua inscrição nas disciplinas é feita pelos Administradores da plataforma.

Desta forma, passa a ter acesso a recursos e actividades disponibilizadas pelo Docente, havendo interactividade entre ambos, muitas vezes através dos fóruns ou grupos de discussão.

O Estudante é acompanhado durante todo o percurso de aprendizagem, recebendo suporte pedagógico do Docente.

Last modified: Thursday, 24 May 2012, 03:12 PM

Footer